sábado, 18 de outubro de 2008

No Tiomarché...

A Nicole Kidman convidou-me para jantar, e eu, como convidada educada que sou, faço questão de levar algo.
Uma sobremesa? Uns Bombons? Hum...??? Depois de alguns minutos decidi que não há nada mais agradável de receber do que um bom Vinho Tinto (tirando o anel de diamantes e a viagem às Maldivas).

Andava eu na escolha do vinho, quase "burra a olhar para um castelo", dado que havia poucos dos que eu conhecia, quando aparece um Sr e põe-se a olhar para as prateleiras tal como eu.

Como uma verdadeira gaja peguei em três garrafas diferentes por causa do rótulo, do design e, vá lá, por serem alentejanos. Meia hora depois resolvi-me por um 'Bombeira do Guadiana 2006'.

O Sr vem atrás de mim e diz-me:
Sr: A menina desculpe mas, visto que me parece entendida no assunto, o que acha deste vinho (e aponta para o que tem na mão)?
Kika: (sem fazer a mínima ideia de que vinho era aquele) Pois realmente não é dos meus preferidos dado que é duma casta pouco nobre, o que o torna demasiado agressivo. O meu conselho é que experimente um "Bombeira", que é um vinho encorpado e acompanha na perfeição qualquer prato bem confeccionado. Aconselho que leve o de 2006, porque esse foi o seu melhor ano.
Sr: A menina percebe mesmo de vinhos. É enóloga?
Kika: Sim sim... e faço provas de vinhos todas as semanas.
Fiquei sem perceber quem estava a gozar mais o prato.. ele ou eu? Ri-me tanto que non s'aguenta... Enóloga... pahhhhhh!!!

11 comentários:

Um gajo qualquer... disse...

Bombeira do Guadiana 2006... Está na minha "Farmácia"!! :)

Kika Canas da Lapa disse...

Pronto confesso, não sou enóloga :).. mas comprei o Bombeira com conhecimento de causa e experiência "palática". Na minha opinião, está entre os melhores :)

Rita disse...

Grande escolha!
Estava óptimo, como sempre!
Obrigada, por teres vindo!

Unknown disse...

Casta pouco nobre?!?!?!?!? O que raio é isso (Seria Trincadeira? talvez Syrah? ou mesmo uma casta Cabernet Sauvignon?) lool

Vinho agressivo? ou talvez encorpado? :S

Hummmm.... Bombeira é um bom vinho, mas não está nos meus favoritos (eheheheh....). Dependendo da refeição a acompanhar, a maridagem será, sem dúvida, a ter em conta de modo a 'casar' o vinho com a refeição (muitas vezes um bom vinho a acompanhar um guisado é um mau vinho a acompanhar um frito).

Aproveito para deixar a minha sugestão: Um vinho com um bom rácio qualidade/preço nas feiras de vinhos que por aí andam a decorrer nas grandes superficies, para mim, é o Monte da Ravasqueira (tinto; Alentejo)... E há mais, muito mais... ;)

;)

Kika Canas da Lapa disse...

Ritinha, my pleasure ;)
Foi muito divertido... povoar, derreter-se e dissecar sao palavras que jamais esquecerei ;D
Combinemos ouriçada...

Kika Canas da Lapa disse...

Ora bem, caro macaco...
Casta pouco nobre é uma casta do povo.É daquelas castas que nós, os de sangue azul, não apreciamos. Os vulgos Alandras, Gatões e Casais Garcias são vinhos que não entram no meu reino.

Vinhos encorpados são do melhor que há, non s'aguenta vinhinhos fracotes. Contudo, agressivos ao ponto de arranhar o esófago e deixar aquele travo a "chiça que estas uvas deviam de ser mijonas" são a coisinhas mais fatela do mundo e arredores. Percebeu a diferença?

E desculpe lá, mas alguém aqui come guisados ou fritos? Poderemos sim comer estufados e tempuras...

Seguirei o seu conselho logo que fôr autorizada a beber um copo de vinho (ou três) ;P

Rita disse...

Também nunca me hei-de esquecer dessas palavras...
Se calhar até ouriçavamos no sábado... Vou tentar!
beijo

Kika Canas da Lapa disse...

Ouriço! Ouriço! Aproveitamos que Tita Costa da Sé vai salgar (a porca) e vamos sem ela pá gaja aprender o que é bom pá tosse.... boa? ;P

Tita Costa da Sé disse...

Minhas babes, divirtam-se no Ouricinho que a Tita vai fazer o mesmo no meio da escuridão! :-)

b@be disse...

eu nao sou enóloga mas já trabalhei para uma empresa de vinhos, e também provo vinhos, vá, quase todas as semanas :)

Agora esse bombeira... desconheco de todo! :)

Kika Canas da Lapa disse...

Ola b@be,
Sê Bem-Vinda ao non s'aguenta :)

O "Bombeira do Guadiana" foi-me apresentado em família, visto que o meu tio é um dos 'sócios'. Fiquei logo fã... O meu conselho é que experimentes ;)