quarta-feira, 29 de outubro de 2008

5 Autores, 5 Must Read

A nossa querida vizinha Le R. passou-me um desafio para as mãos (já que para o pé seria difícil visto que está entrevado): nomear 5 autores que eu seja tão fã que nem olho para a contracapa dos seus livros antes de os comprar.
  • José Rodrigues dos Santos. Não sou apreciadora da pessoa mas confesso que adoro a sua escrita. É fluída, interessante e cativa-me. Li o 'Codex 632', 'A Filha do Capitão', 'A Ilha das Trevas' (@Dubai) e estou em fase inicial d 'A Fórmula de Deus'. Claro que irei ler o 'Sétimo Selo'... dêem-me férias e uma espreguiçadeira.
  • Sveva Casati Modignani. Os livros dela fazem-me acreditar que, mesmo que as intempéries sejam muitas, a bonança está a chegar. Há quem lhe chame lamechas e que a compare à Danielle Steel (odeio, blargh), mas eu cá gosto desta italiana romântica. E já li 'Viela da Duquesa', 'Qualquer Coisa de Bom', '6 Abril 96', 'Uma Chuva de Diamantes' e claro 'Baunilha e Chocolate' :).
  • Dan Brown. Sim é um fenómeno de popularidade e todo o zé povinho o lê, mas eu gosto da visão que ele transmite acerca dos dramas eclesiásticos e dos mistérios religiosos, porque sinto que alguém me dá razão quando penso que a Igreja é uma m****. Li todos os livros dele, excepto claro o que ainda não chegou cá, 'A Chave de Salomão' (presente de Natal?).
  • Isabel Allende. Sou fã dela desde muito nova. Li 'A Casa dos Espíritos' numa adolescência primária e seguiu-se 'De Amor e de Sombra'. O Amor , o conflito de gerações, as ditaduras, tudo isto se entrelaça e me deixa apaixonada.
  • Emily Bronte. Escreveu o livro da minha vida 'O Monte dos Vendavais'. Reúne uma quantidade tal de sentimentos, de personalidades e de dores, que me obriga a uma introspeção ao mesmo tempo que analiso o exterior (o chamado um olho no burro e outro no cigano :P). Este livro e, em consequência, esta escritora abriu-me os horizontes e a minha maneira de ver o Mundo.

Desafio um gajo qualquer e a ladybug, a dizer de sua justiça, quais são os seus livros de cabeceira (os que estão em cima dela, não os que servem de calço).

Ps: tenho a dizer que estes desafios são tão giros que non s'aguentam. Venham mais cinco duma assentada que eu pago já.... :D

11 comentários:

Rachelet disse...

(Ui, não queiras mais, que eu sou a tipa dos tops, que faço por tudo e por nada. Acabaste de te candidatar a um flagelo de desafios... :P)

Ora, quanto às tuas selecções:
1 - Só li O Sétimo Selo, presente de despedida do meu anterior emprego. Recomendo, embora avise que vais ficar com medo que a gasolina se acabe durante uns meses...
2 - Nunca li nada dela, talvez porque fujo como diabo da cruz de tudo quanto é romance escrito por gaja (já fui tradutora de romances da Harlequim, por isso, compreenderás a aversão...)
3 - Vi o filme e gostei. :)
4 - Amei a Eva Luna.
5 - As manas Brontë eram génios! Da Charlotte, recomendo o Jane Eyre, muitíssimo adaptado na tv.

Unknown disse...

É, para mim, algo complicado eleger os melhores livros ou o melhor livro que li, uma vez que se aprende sempre qualquer coisa com qualquer livro que se leia, nem que seja para ter mais cuidado na escolha para a próxima...

Como não tenho blog mas gosto de contribuir, aqui ficam as minhas sugestões:

"O Perfume" de Patrick Suskind - um best-seller extremamente envolvente que nos transporta para todo um mundo de odores, muito bom livro!

"Quando os elefantes choram" de Jeffrey Masson e Susan Mccarthy - Ensaio cientifico acerca dos animais e dos seus 'sentimentos', há quem considere antropomorfismos e quem considere reais, eu considero os sentimentos dos animais reais...! Este livro faz-nos repensar toda a relação que temos com os animais.

"Está a brincar Senhor Feynman?" de Richard P. Feynman - Livro que li na adolescência e que me marcou pela caracterização do Nobel da Física enquanto cientista e homem e como a vida mundana influencia as grandes descobertas da humanidade.

"The Lord of the Rings" de J. R. R. Tolkien - Li estes 3 livros que são um só ainda na sua versão inglesa pois ainda faltava a versão portuguesa de toda a triologia... Somos transportados para um mundo fantástico com uma escrita envolvente e absorvente, muito ao estilo de "O Perfume"... Adorei!

"A Metamorfose" de Franz Kafka - Uma escrita que nos deixa confusos e que ao mesmo tempo nos faz utilizar o nosso cérebro. Desconcertante....



E li/leio mais, muito mais, desde Fernando Pessoa, Florbella Espanca, etc etc etc passando pela Biblia, seguindo pl'"A Ilha do Tesouro" e pl'"O Último Moicano", dando uma perninha em Aleister Crowley e outros que mais e terminando numa das minhas maiores pancadas de sempre... (comecei a ler a Enciclopedia Luso-Brasileira de Cultura da Verbo e ainda li uns quantos volumes......... há malucos para tudo :S )


Boas leituras :D

Kika Canas da Lapa disse...

1.A gasolina a acabar?? Tirem-me desse filme :)
2.Compreendo perfeitamente a aversão à romançada choramingas... Harlequim, Nicholas Sparks, Danielle Steel e outras novelinhas tais são coisinhas para fazer uma pessoa dar três facaditas no pâncreas. Contudo, na minha opinião, a Sveva é diferente :)
3.Adoro Dan e todos os seus mistérios. E sim tb adorei o filme. Foi exactamente como imaginei na minha cabeça, inclusivé as personagens e os actores que lhes deram vida.
4.Não li. mas já me falaram maravilhas. Vou pôr na minha lista 'a ler' ;)
5. Nunca li nada da Chalotte mas se a Emily ressuscitasse e escrevesse outro livro, compraria sem olhar para o título sequer. Marcou-me mesmo muito.

E sim, podes mandar mais do mesmo ;P

Kika Canas da Lapa disse...

Macaco, estou inteiramente contigo qd dizes que todo e qualquer livro adianta algo à nossa vida. Mesmo os maus ensinam-nos a descobrir aquilo de que não gostamos.

O menino sabe que tem este espaço à disposição para dar as suas opiniões,críticas e afins sempre que desejar.

Não li nenhum dos livros que enumeraste, mas já ouvi prós e contras a todos eles... espero um dia poder explorá-los :)

Existe imensa literatura a não perder e realmente F.Pessoa e F.Espanca estão na minha biblioteca. A Bíblia é um desafio que me ando a propôr há já alguns anos (penso que preciso de crescer mais um pouquinho). Contudo a enciclopédia é algo que não me chama a atenção (thank's god que a minha doideira não chega a tanto :D)

Boas leituras para ti tb...

Um gajo qualquer... disse...

Kika vou nomear 5 livros e não 5 autores.
Não vou colocar os meus favoritos, esses ficam para outra altura, vou sim colocar os últimos 5 livros que li.

Ora cá vai:

- "Seja Mestre na Arte de Viver" de Robin Sharma

- "Liderança, As Lições de Mourinho" de Luís Lourenço e Fernando Ilharco

- "A Última Aula" de Randy Pausch

- "As Terças com Morrie" de Mitch Albom

- "Uma Conspiração de Estúpidos" de John Kennedy Toole
(ainda está na mesinha de cabeceira)


Dos autores que referes só conheço bem Dan Brown, dos seus livros só não li o "Anjos e Demónios".
Sveva Casati Modignani desperta-me muita curiosidade, são vários os amigos que me aconselham.
José Rodeigues dos Santos e Isabel Allende estão á espera de uma oportunidade.
Emily Bronte não conheço. (as minhas desculpas pela ignorância)

Na minha vida os livros surgem por obra do acaso, por que os vejo numa parteleira, porque oiço o seu título numa conversa, porque vejo um artigo num jornal ou revista, nunca por "obrigação".

Obrigado pelas sugestões, vou tê-las em conta...

;)

Um gajo qualquer... disse...

Espera aí o desafio é fazer do desafio um post e passar o desafio... isso é que o rapaz é estúpido.

Vou tratar do assunto.

;)

Kika Canas da Lapa disse...

LOL... MEGA LOL ;D

Anónimo disse...

José Rodrigues dos Santos
Estou a ler o Codex há 2 anos, mas já vou a meio.
Tenho também A Formula de Deus.

Sveva Casati Modignani
O unico que li e adorei foi o Baunilha e Chocolate

Dan Brown
Li o Codigo DaVinci e adorei o
Anjos e Demonios

Isabel Allende
Ao contrario de quase todas as mulheres não li A casa dos Espiritos mas li a Filha da Fortuna e o Retrato a sépia simplesmente apaixonantes.

Emily Bronte
Claro que li o Monte dos Vendavais acho-o fantástico


Não sei se era para comentar os teus e aqui ficam os meus:

Gabriel Garcia Marquez
Cem anos de Solidão, o meu livro favorito de sempre para sempre, até hoje, claro.
Dele só li mais o Cronica de uma morte anunciada.

Laura Esquivel
Como água para chocolate é inebriante.
A lei do Amor, A Pequena Estrela do Mar e Tão Veloz Como o Desejo são outros titulos que recomendo.

Gaby Hauptmann
Mulher Procura Homem Impotente para Relacionamento Sério, o titulo é muito grande eu sei mas o livro vale muito a pena.


Aldous Huxley
Admiravel Mundo Novo, talvez mais real do que ficção.

E porque sou portuguesa e adoro Fernando Pessoa deixo-te o texto que destinou muito do que sou...

Viajar! Perder países!
Ser outro constantemente,
Por a alma não ter raízes
De viver de ver somente!

Não pertencer nem a mim!
Ir em frente, ir a seguir
A ausência de ter um fim,
E a ânsia de o conseguir!

Viajar assim é viagem.
Mas faço-o sem ter de meu
Mais que o sonho da passagem.
O resto é só terra e céu.

espero que gostes

beijo

Kika Canas da Lapa disse...

Minha Maria,
thank's for being... u know :*****

Joana disse...

Ó Kika kiducha, ora aí está um desafio na verdadeira definição da palavra :)

Kika Canas da Lapa disse...

;) este é para estimular os neurónios (vulgos Tico e Teco)

Espero que te divirtas...