quinta-feira, 12 de março de 2009

Laurear a Pevide, o Tremoço e o Amendoim... pela Europa.


Viajar é das melhores coisas do Mundo. Se eu pudesse passaria o tempo a conhecer novas culturas, de um lado para o outro, a falar com este e aquele, a descobrir hábitos diferentes e a respirar outros ares.

A minha avó conta variadas vezes a mesma história: Eu, com 3 ou 4 anos (augurava-se uma alma de viajante), pegava no meu triciclo com rodinhas atrás, atava todos os meus bonecos, loicinhas e vestidinhos ao banco do mesmo e dizia 'Adeus vizinha, vou de viagem', e ía da sala para o quarto e do quarto para a cozinha e da cozinha para onde o vento me levasse... E isto para dizer que, andava eu a passear pela vizinhança, quando me deparei com o Desafio das Viagens, e claro está que não hesitei um segundo em fazê-lo; primeiro porque é um desafio e depois sendo de Viagens.. Kika Maria põe a 'mimóira a funceminar' e bota cá pra fora, porque recordar é viver!!!

Vou dividir este desafio por partes e por ora falemos da nossa Europa:

  • Madeira: Fui numa primeira vez com 8 anos, com o meu Pai e a minha Avó. Só me recordo do fogo de artifício do reveillon madeirense; repeti em 98 com uma amiga e gostei tanto que quero voltar uma terceira, nem que seja para comer anonas, bananas e maracujás :D
  • Benidorm: Férias de Verão com Mamãe, quando tinha 7/8 anos. Muita praia, muito calor mas sinceramente não me deixou saudades. Sul de Espanha, fugem fugem...
  • Barcelona: Fiquei completamente apaixonada pelas Ramblas, pelo Gaudi e pelas tapas. Amei, amei , amei... É preciso mais?
  • Santiago de Compostela: Apagou-se-me da minha memória visual. É possível? Caramba só me lembro do defumador... :S
  • Paris: Primeiro aos 15 anos com os Tios paternos numa viagem automobilística (duro pa xuxu) e depois aos 27 com a minha Tita (une question, iô tambiô). A Cidade Luz não deixa de me encantar e fico sempre com o desejo de repetir. La Tour Eiffel, les Champs Elysées, Versailles, le Sacré Coeur, le Louvre, EuroDisney... c'est vraiement magnifique!!!
  • Madrid: Estive lá 2 dias aquando do 2º regresso de Paris a Lisboa. Depois do banho da Cidade Luz, Madrid pareceu-me completamente poucochinha. Há uns tempos dizia 'não gostei', agora digo 'dou-lhe outra oportunidade, mas sem a sombra de Paris'.
  • Roma, Florença, Pizza, Veneza: Foi a minha 2ª viagem longa de carro e foi esta que me fez decidir que nunca mais na minha vida me metia noutra igual. Jamais Salomé!!! Roma encantou-me e deixou-me prostrada perante tudo. Amei!! Mas sim, fui a Roma e não vi o Papa, só o Vaticano ;P. Florença foi injustamente derrotada pela chuva e pelo cansaço automobilístico, o que serve para dizer que me lembro de 'niente'. Pizza foi... uma Torre inclinada. Veneza cheira mal e fiquei traumatizada porque não andei de Gôndola. Sem dúvida tenho de lá voltar de avião :)
  • Andorra: Visitei no regresso a Lisboa das minhas duas viagens de carro (Paris em 95 e Itália em 02). Poderá ter muito encanto no Inverno, mas no Verão... hummmm... hesito :P
  • Mónaco e Cannes: A terra dos Grimaldi deixou-me a vontade de visitar com mais tempo, até porque não vi a Realeza. Agora Cannes... ui c'orror... povo encaixadinho em praias de areia preta.
  • Londres: A minha viagem de sonho desde que me lembro de sonhar em viajar. Adorei, adorei, adorei!!!! Não tenho palavras para descrever tudo o que vi, o que cheirei, o que ouvi, o que tacteei.... Londres é simplesmente apaixonante! 'A foggy day in London Town'. Voltamos?
  • Palma de Maiorca: Umas férias de praia que repeti algumas vezes. Em Palma vi os Reis, a Schiffer, comi arroz negro, pimentos padrón e crema catalana, vivi durante 15 dias dentro dum iate e fui apenas uma vez ao centro da cidade, ao corte inglés :P
  • Ibiza: Também repeti algumas vezes. As praias são simplesmente maravilhosas. Fui de barco a Formentera e tenho a dizer que é das mais belas praias que existem. Quem vai para Ibiza com o intuito da loucura nocturna, então vai bem, já que eu gastei €65 numa saída à noite em que bebi apenas e só um malibu com coca cola e sinceramente eu considero isto 'beyond insane'.

Ps: Para quem já tá a pensar 'ena pah esta gaja é milionária' eu antecipo-me e respondo: não sou rica e não tenho pais ricos mas poupo no BES, tenho uns tios pobres com muita vontade da minha companhia e outros tios com bastantes posses que gostam de ir, para as viagens, com toda a famelga atrás :)

12 comentários:

Mozka Tché Tché disse...

Temos uma ou duas coisas em comum. Pas mal, pas mal.

Tita Costa da Sé disse...

E Dubai??? E Havana e Varadero??? E Seyschelles??? E Nova Iorque?? E Rio de Janeiro??? Assim não vale, esqueceste-te das mais maravilhosas!

Um gajo qualquer... disse...

Na europa estamos quase empatados... falta-me a parte italiana e Ibiza.
Por outro lado conheço a Suiça e o Sul de Espanha já foi palmilhado de lés a lés. :)

Falta o resto do mundo Kika... Estou curioso!! :)


:)

P.S. - Há prái um Gajo qué bem capaz dir a Amsterdão em Julho... ;)

Infelizmente pra la dos 40 disse...

Recordo com saudade aquelas viagens.. apesar do cansaço, acho que foram dos momentos mais felizes da minha vida. As viagens são maravilhosas, mas só se forem feitas em boa companhia, porque se não perdem o objectivo e o encanto. Voltaria a fazê-la, quanto mais não fosse para recordar que fui FELIZ.

Kika Canas da Lapa disse...

Mozka, então quais?

Kika Canas da Lapa disse...

Tita a menina anda distraída :)

Como o próprio título indica, laurear a pevide e os demais...pela Europa. A nossa Europa é grande mas está-me a parecer que nenhum desses destinos é europeu :D :P

Kika Canas da Lapa disse...

Gajo do meu coração, o resto do Mundo virá nas cenas do próximo capítulo :)

Suiça não conheço e Sul de Espanha dá-me vontade de fugir só de pensar (muito povo, ui c'orror)

Vais à Rua Vermelha né meu descarado???? LOLOLOLOL

Kika Canas da Lapa disse...

Titi, realmente foram momentos muito ricos e foi muito bom ter vivido tudo isso convosco :)

Tia quando eu ganhar o Euromilhas serás novamente feliz, mas de avião, ok?

Mozka Tché Tché disse...

Londres, always.
Depois há Istambul. A minha casa.

Infelizmente pra la dos 40 disse...

ok... mas de certeza que não terá a mesma graça!!! é ke depois não nos podemos queixar.... nem ficas a saber da realeza do mundo... nem tiras almofadas da bagageira do carro em plena Roma..... naaaaaaaaaa!!! acho que não deve ter o mesmo sabor...LOL

Kika Canas da Lapa disse...

..nem apanhas uma tempestade metida dentro duma tenda com um gajo, não sei quem, a ressonar que nem um porco... nem tens de mudar pneus a meio da viagem... :P

Kika Canas da Lapa disse...

Mozka Istambul é a tua casa?