segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Carpe Diem


Carpe Diem é uma frase em Latim, do poema "Odes" de Horácio, e poder-se-á traduzir para colha o dia ou, ainda mais simples, aproveite o momento.

A primeira vez que ouvi esta expressão foi no filme "O Clube dos Poetas Mortos". Achei-a tão poderosa e cheia de significado que nunca mais me esqueci dela e tornei-a numa das minhas 'life quotes' (infelizmente não a sigo à risca). ~

Não pensarmos no amanhã é uma tarefa difícil, dado que todos os dias somos confrontados com o futuro, seja com bolos de aniversário, seja com PPRs bancários, seja com notícias 'daqui a 50 anos', contudo isso não invalida que aproveitemos o hoje em toda a sua plenitude, mesmo pensando nas responsabilidades do depois do agora.

Há uns tempos que tenho tentado carpe diem com mais afinco e acreditem que é um exercício complicado mas com frutos bastante doces. Chegamos ao final do dia com mais riqueza interior e sem aquele sentimento de frustração, dado que não fizemos exigências nem elevámos demasiado a fasquia, o que nos permitiu absorver tudo o que nos deram em real dimensão.

É utópico? Sim. Podemos tentar? Sim. Conseguimos fazer? Eu já consegui, e nesses dias, fui Feliz.

5 comentários:

Unknown disse...

Sou fã de um "carpe diem" comedido... Sim, é bom aproveitar o momento mas viver a vida sem objectivos torna-se algo complicado... Infelizmente como diz, e muito bem, a kika é uma utopia...

O viver o momento poderia resumir-se a: o amor e uma cabana (do qual sou fã), mas... há sempre um mas... e na sociedade em que vivemos consumista e cheia de publicidade de modo a comprar/endividar o mais possível é complexo o total despojar de ambições/objectivos.

Foi uma entrada no blog que nos faz pensar...

;)

Kika Canas da Lapa disse...

Macaco, a Kika é uma utopia? LOL

Bem meu querido, é claro que a minha vida não se tornou sem objectivos. Continuo nas minhas imensas responsabilidades diárias, com as minhas ambições habituais, ou seja sou a Kika do costume.

Mas em certos e determinados assuntos deixei de exigir tanto... se calhar noutras alturas queria um palácio e agora adoro a cabana... com casa de banho e todos os meus cremes, ar condicionado, roupa lavada e comidinha caseira :)

Unknown disse...

Oooopsss....

eheheheh a pontuação nunca foi o meu forte... :P

;)

Rapunzel disse...

Assino em baixo kika! Eu tento, bem que eu tento! :P

Kika Canas da Lapa disse...

Rapunzel, temos de tentar até ao fim... Não desistir dos objectivos nem do que achamos correcto para a nossa vida é meio caminho andado para sermos felizes :)