sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

A Piroseira do Natal.

Há presentes que non s'aguentam de tão maus. Não conheço ninguém que não receba, em todos os Natais, dois ou três presentes com lugar a pódio na "Piroseira List".
E quem são as Rainhas e Senhoras dos presentinhos maravilha que só esperam a próxima festa de Aldeia para irem direitinhos para a Quermesse? As abençoadas Avós, Tias-Avós e as vizinhas caquéticas do r/c esq.

"Oh filhinho, a avózinha comprou-te umas meiinhas porque é uma coisa que se estraga muito, principalmente quando não se tem por hábito cortar as unhas. E são branquinhas para se ver que estão lavadas, mas tem ali a raquetezinha para dar um ar mais moderno."


"E depois para não teres frio, comprei-te um pack de três camisolas 'anteriores' branquinhas e bem chegadinhas ao pescoço que é para se ver debaixo da camisa, que fica bem bonito. Ah, e na compra de três, faziam promoção nas 'ciroilas', que aqui para nós, a avó acha muito 'séchi'... ficava doida quando o avô as vestia."

E pronto, depois existem as pessoas (normalmente as tias) que acham estas pantufas algo do outro Mundo. São horrorosamente pirosas!! Parece que andamos com calhaus macios nos pés e sentimo-nos entrevadinhos.
"Oh netinha, a avó fez-te estas soquetes de lã para não arrefeceres quando estiveres à espera do teu marido. E para o ano faço-te o casaco igual com a fitinha de cetim à frente, tá bem?"

E a coisinha mais pirosinha, mais desenxabidinha e mais oferecida às meninas casadoiras é, nada mais nada menos do que, panos da loiça. Já devo ter recebido tantos que poderia juntá-los todos, cosê-los uns aos outros e fazer uma toalha com respectivos guardanapos para aqueles almoços da Ponte Vasco da Gama.

Já aqui demonstrei o meu pouco apreço por bibelots. Servem para quê? Nada. Têm utilidade prática? Não. Então qual é o objectivo final? Hein?


Sim, avó, tudo bem... Jesus O Cristo é O Senhor e Deus é nosso Pai e os apóstolos são uns porreiros e tudo e tudo e tudo. Mas isso não me obriga a ter uma foto deles a jantar pendurada na minha sala. Eles têm por acaso algum quadro com a minha cara pendurado na parede do hall de entrada deles? Não têm, e eu sou muito mais bonita e não tenho barbas.


"Oh filhinha, comprei-te este quadrinho do menino.... Tão bonito!! Gostas, não gostas?


Adoro de paixão. Tanto que estou a pensar pô-lo na cave a servir de prateleira.

Sou esquisita? Sou.
Tenho a mania que sou chic? Não tenho a mania, SOU mesmo chic.

Portanto, quem tiver estas ideias tristes em relação a presentes, restrinja-se às caixas de bombons, ok? É que piroseiras são coisinha que non s'aguenta, nem mesmo com espírito natalício.

PS: O gajo pediu, a Kika fez... mas não abuses tá?

8 comentários:

Um gajo qualquer... disse...

Kika isso de ires a casa da minha Avó e tirares fotos sem autorização não é nada chic...
LOOOOOOOOOOOL

A minha avó tinha tudo isso, e oferecia tudo isso!!! (pronto os bibelots e os naprons não eram iguais hihi)

Thanks for the post!!


:D


P.S. - Ofereceram-me uma caixa de "Bombeira do Guadiana Tinto Reserva 2003"... Diz lá que não é uma prenda catorreira?? ;)

Tita disse...

Oh pah muuuuito bom Kika!!! (agora vou tornar-me assidua por aqui) Como conseguiste arranjar essas imagens! São tão más que non s'aguentam!!! Hahahah!

Kika Canas da Lapa disse...

Oh gajo shame on me... mas sabes que tenho a mania de ser intrometida ;P

Bombeirinha na noite de natal a acompanhar a bacalhuça...ui que até salivo (ainda por cima depois de 3 meses de jejum). Tão caturra que non s'aguenta!

Kika Canas da Lapa disse...

Ainda bem que gostaste Tita..tenho a impressão que a tua avó está a pensar em qq coisa desta lista LOL

As imagens são caseiras... tirei-as da minha net cá de casa LOLOLOLOL

Tita disse...

Ohhhh a minha avó tenho a certeza que não... ela sabe a minha opinião sobre as mesmas e mesmo ela não gosta (bom excepto talvez as peugas de lã), alem disso já me transferiu a prenda dela! Lol ;)

Kika Canas da Lapa disse...

Avós modernas non s'aguentam de tão boas!!! Graças aos meus ensinamentos também tenho avós assim :)

Sol disse...

LOL Kika:

Cá em casa tb temos esse quadro do menino, algures nas arrecadações do sotão, com não sei qts sacos por cima.

Paninhos com bicos de renda pois que há para dar e vender, de todos os padrões, tamanhos e cores. Estou a pensar comercializá-los. Não sei se se meter a minha mãe a bordar um CR7 na ponta de cada, não consigo despachar o produto pa loja da Ronalda...

Bibelots pois que já não tenho pq um dia nas limpezas olha... Foi tudo pa Igreja, pa sair nas rifas. E qd compramos rifas e nos sai a nos, deixamos lá smp pa sortearem a outros (a generosidade própria da quadra portanto...)!

Mas só para ti, tenho um presente pior que esses todos!
A minha tia avó foi a Itália e como tá bem de finanças deciciu oferecer-me um casacão de marca, todo ele pelo, todo ele pele verdadeira (eu imagino as raposas que mataram pa fazer aquela obra)... Tão feio, tão feio mas tão feio que eu nem tenho palavras...
Só pa teres noção, quando o abri, a minha irmã mais velha que estava grávida chorou tanto, mas tanto a rir que já toda a gente pensava que o gaiato ia nascer.
Ficava tão bem em qq pessoa como um chocalho num porco.
E foi uma pipa de massa. Juro que preferia umas meias das raquetes. Assim como assim, sempre não me doia tanto o coração na hora de as dar à Igreja!

Feliz Natal! =)

Kika Canas da Lapa disse...

Oh Sol coitadinho do menino... depois dizem que ele está a chorar, pudera!!

A tua avó é um must... desculpa a expressão, pirosa mas chic.

Eu se fosse a ti nomeava-me agente financeira dela, há que tomar conta das heranças LOLOLOL!!!!!