sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Suspiro por um Diospiro.

O Diospiro é originário da China mas copiou o seu nome ao grego dióspuron, que significa alimento de Zeus.
Sendo uma fruta de caldo, contém grandes quantidades de água em seu interior.
Existem diversas variedades: o vermelho, quando maduro, é muito doce e mole e precisa de muitos cuidados para não se desmanchar; o caqui-chocolate é alaranjado e tem riscas cor de chocolate no interior, é mais duro e resistente mas não tão doce quanto o vermelho.
Tem poucas calorias (cerca de 80 a cada 100 g), e possui vitaminas A, B1, B2 e E, além de cálcio, ferro e proteínas.
Tornou-se na minha fruta preferida e não há quem mo consiga tirar da frente. Abro-o ao meio e começo a retirar-lhe colheradas de polpa. Lambuzo-me toda e quando dou por mim tenho pingos de diospiro a cair-me do cotovelo... é a maior badalhoquice, mas sem dúvida alguma é também o maior prazer... que non s'aguenta de tão bom.

Sem comentários: