Há presentes que non s'aguentam de tão maus. Não conheço ninguém que não receba, em todos os Natais, dois ou três presentes com lugar a pódio na "Piroseira List".
E quem são as Rainhas e Senhoras dos presentinhos maravilha que só esperam a próxima festa de Aldeia para irem direitinhos para a Quermesse? As abençoadas Avós, Tias-Avós e as vizinhas caquéticas do r/c esq.
"Oh filhinho, a avózinha comprou-te umas meiinhas porque é uma coisa que se estraga muito, principalmente quando não se tem por hábito cortar as unhas. E são branquinhas para se ver que estão lavadas, mas tem ali a raquetezinha para dar um ar mais moderno."
"E depois para não teres frio, comprei-te um pack de três camisolas 'anteriores' branquinhas e bem chegadinhas ao pescoço que é para se ver debaixo da camisa, que fica bem bonito. Ah, e na compra de três, faziam promoção nas 'ciroilas', que aqui para nós, a avó acha muito 'séchi'... ficava doida quando o avô as vestia."
E pronto, depois existem as pessoas (normalmente as tias) que acham estas pantufas algo do outro Mundo. São horrorosamente pirosas!! Parece que andamos com calhaus macios nos pés e sentimo-nos entrevadinhos.
"Oh netinha, a avó fez-te estas soquetes de lã para não arrefeceres quando estiveres à espera do teu marido. E para o ano faço-te o casaco igual com a fitinha de cetim à frente, tá bem?" E a coisinha mais pirosinha, mais desenxabidinha e mais oferecida às meninas casadoiras é, nada mais nada menos do que, panos da loiça. Já devo ter recebido tantos que poderia juntá-los todos, cosê-los uns aos outros e fazer uma toalha com respectivos guardanapos para aqueles almoços da Ponte Vasco da Gama.
Já aqui demonstrei o meu pouco apreço por bibelots. Servem para quê? Nada. Têm utilidade prática? Não. Então qual é o objectivo final? Hein?
Sim, avó, tudo bem... Jesus O Cristo é O Senhor e Deus é nosso Pai e os apóstolos são uns porreiros e tudo e tudo e tudo. Mas isso não me obriga a ter uma foto deles a jantar pendurada na minha sala. Eles têm por acaso algum quadro com a minha cara pendurado na parede do hall de entrada deles? Não têm, e eu sou muito mais bonita e não tenho barbas.
"Oh filhinha, comprei-te este quadrinho do menino.... Tão bonito!! Gostas, não gostas?
Adoro de paixão. Tanto que estou a pensar pô-lo na cave a servir de prateleira.
Sou esquisita? Sou.
Tenho a mania que sou chic? Não tenho a mania, SOU mesmo chic.
Portanto, quem tiver estas ideias tristes em relação a presentes, restrinja-se às caixas de bombons, ok? É que piroseiras são coisinha que non s'aguenta, nem mesmo com espírito natalício.
PS: O gajo pediu, a Kika fez... mas não abuses tá?