quinta-feira, 1 de maio de 2008

Ganda Espiga!


Fomos roubados... e eu estou indignada! Roubar feriados é uma coisa muito feia, principalmente este, que seria só nosso, dos saloios. E vai daí, o povinho invejoso pensou: Ora vamos lá pôr a Espiga em cima do 1º de Maio. Eu acho que, ou bem que se protesta contra o trabalho, ou bem que se vai apanhar a espiga. Mas ok, a vingança serve-se fria, como a vichysoise.
Relembro que o ramo da espiga é composto por papoilas, ramos de oliveira, espiga de trigo e malmequeres brancos e amarelos. Deve-se pôr atrás da porta juntamente com um pão e uma moeda. Simboliza a Felicidade, a Sorte e a Prosperidade.
Os Lisboetas ficaram delirantes com esta roubalheira, porque assim puderam vir aproveitar o espírito nocturno da Espiga. Ora eu que sou filha da terra, nunca 'desbundei' a noite espigada.
Pelo que contam, meninos e meninas armam a tenda no final da tarde do 30 de Abril na praia da Foz do Lizandro, levam umas febritas e muitos litros de sumo de uva. Tá certo e sabido que, pelo ínicio da madrugada, já ninguém vê ninguém, a não ser o "gregório", que esse, toda a gente vê, e alguns mais que uma vez.
Eu, Kikinha da Lapa, pergunto: Então mas há casas de banho? E se há variações intestinais? E banhinho? E lavar dentinhos? Ok, perguntas dondoquíssimas, contudo pertinentes. Pelo que percebi, a mata é nossa amiga, a higiene fica pa outro dia e cheirar mal é o que se quer.
Queridos e queridas amantes da noite da Espiga, para o ano também vou, mas levo a roulotte atrás. Irra, que amor e uma cabana é coisa que non s'aguenta!

2 comentários:

Anónimo disse...

Querida amiga Kika, nem sabe o que perde em não ir montar a sua tenda na tarde de 30 e passar a noite a bombar com o frio de rachar que nao queria ir embora durante toda a noite. Quanto a casas.de.banho, publicas e bem limpas mas nao tao higienicas quanto o rio, o belo do rio. Mas nao havia nada que faltasse. Para o ano levo-te comigo.

Beijinho Bom*

Kika Canas da Lapa disse...

Meu docinho... consigo iria até ao fim do mundo, mas...de avião, com hotéis agendados, casas de banho limpérrimas e muito calorrrrrrrrrr.
A idade não permite frio, por causa dos ossos ;P