domingo, 1 de junho de 2008

Com'uma Força...

Passaram 4 anos do Euro 2004, no qual fomos (e muito bem) anfitriões. Scolari pôs o povo a mexer, a comprar bandeirolas, a erguer cachecóis e a cantar o Hino em cada esquina. Foi preciso um brasileiro para Portugal se orgulhar de si mesmo. E temos motivo para grande Orgulho (pelo menos no futebol), apesar do (injusto) 2º lugar.
Em 2008 volta-se à mesma história e eu, como parte integrante do povo, arrepio-me e lacrimejo perante a nossa Selecção, perante a chegada da mesma ao aeroporto, perante os adeus dos jogadores... Encho-me de Orgulho!
Quem ganha com isto tudo? Os jogadores, que recebem balúrdios; a equipa técnica incluindo o treinador, que não recebem um balúrdio menor; o governo, porque o povo esquece os dramas económicos, sociais e políticos; as gasolineiras, porque estamos em época de festa e já nem nos lembramos que a gasolina está a €1,5 o litro; e finalmente nós, que ganhamos à volta de 1 mês de ilusão, alegria e muito alzheimer.
Vão ser dias futebolisticos cheios de animação e esperança. Penso que a Vitória da Selecção é tão desejada porque existe a fantasia que depois disso algo mudará, como por exemplo o 'tio' Sócrates se chegar à frente e dizer: Portugueses, Portuguesas, ainda no mês de Junho de 2008, o IVA baixará para 5%, a gasolina ficará a €0,50 o litro, as taxas de juro serão 0% e todas as pessoas terão direito a uma vida digna no nosso País. Enquanto isso não acontece, vamo-nos distraindo com os nossos Meninos de Ouro e com o desejo de golos na baliza adversária.
Aqui a 'je' já comprou a bandeira, o cachecol e já apontou todas as datas, horas e afins de cada jogo. Estou tão preparada que non m'aguento!!!

1 comentário:

Infelizmente pra la dos 40 disse...

Kerida Kika, concordo com as suas palavras... quase na integra... eu acho que precisamos de ganhar para poder recuperar o chamado orgulho português que ficou perdido algures no passar do tempo, entre descobrimentos e o engº. Socrates. As dificuldades são muitas, o futuro antevê-se complicado, mas um povo que não tem orgulho em si proprio é a priori um povo derrotado. E é este sentimento de "quase lá" que queremos deixar de ter e passar a caminhar com a cabeça erguida rumo ao futuro. E se para isso é preciso espelharmo-nos numa seleccção de futebol ou de raguebi ou de outra coisa qualquer... pois que seja.... Os jovens têm de gritar bem alto "VIVA PORTUGAL, este é o pais que eu quero mudar", pois se compararmos com outras realidades que vemos nas noticias, isto aqui é tão bom que non s'aguenta.