domingo, 15 de junho de 2008

Olhó Manjerico...

Como já é sabido por todos nós, o Manjerico é um símbolo da famosa e popular festa alfacinha, o Santo António. É costume ir aos Santos, comprar um Manjerico e tentar que ele sobreviva até ao ano seguinte, quando se compra outro. Apesar de isto me parecer um pouco triste, um 'amor' só poder durar um ano porque segundo a tradição devemos trocá-lo por outro, também sei que é difícil um Manjerico viver um ano, visto que é uma planta hiper sensível, que requer cuidados especiais e é bastante exigente com os mesmos.
Outra coisa tradicional é o facto de ele vir sempre acompanhado de uma quadra, agarrada a uma flôr espetada na terra, que alude ao Amor e ao Santo António (ou não fosse o Manjerico a erva dos namorados).
Como sou fã de Manjericos (e ando um bocadinho viciada em plantas, flores e afins), decidi, este ano, comprar um. Demorei 20 min a escolhê-lo, sinceramente não por ele em si, já que eram todos bonitos, mas em função do verso. Lá me decidi e trouxe o Gigi (já o baptizei), com a seguinte quadra:
"O Amor é uma albarda,
que se pranta em quem quer bem.
Eu, para não ser albardado,
não tenho Amor a ninguém"
Gostaria de seguir o conselho o mais rápido possível porque estou constantemente a ser albardada (e isso é chato), contudo chego à conclusão que "A Vida sem Amor não faz sentido", ou como díriamos por aqui, a Vida sem Amor non s'aguenta.

Sem comentários: